domingo, 1 de junho de 2014

Especial SHOWBIZZ: Legião Urbana - O Caderno Perdido de Renato Russo - Parte 3

Leia a parte 1 aqui
Leia a parte 2 aqui

Em 1999, a revista SHOWBIZZ postou uma de suas matérias mais conhecidas pelos fãs da Legião Urbana: O Caderno Perdido de Renato Russo.

Deu no Melody Maker
Na edição de 31 março de 1979, quase um mês depois da morte de Sid Vicious, do Sex Pistols, o lamento de um certo Eric Russel foi escolhido carta da semana. Eric era Renato Russo. Abaixo, a carta e a tradução.

"Acho que meu pai sabia, ele provavelmente viu na TV ou leu nos jornais, mas não me contou. Um amigo me disse e eu não acreditei. Tive que ligar para meu professor de violão e perguntar se ele tinha ouvido alguma coisa. Aconteceu numa sexta-feira, mas eu só soube da notícia domingo à noite. Nada me atingiu do jeito que a morte de Sid me atingiu. Chorei a noite toda, e era como uma espécie de grito, doloroso, não só por Syd, mas por tudo. Perdi completamente o controle de mim mesmo. Sabe, nada acontece aqui, nunca. Eu sempre recebo as notícias duas semanas atrasado. Não se lança nada de new wave (ou qualquer outra coisa boa que interesse) aqui, eu tenho que comprar importados no Rio.
Tudo é discoteca, Travolta ou samba.
Quando a coisa do punk começou, eu e meus amigos entramos de cabeça porque alguma coisa estava acontecendo. Nos envolvemos com a música como não acontecia desde os Beaties e os Stones. Era diferente. Sid, John e o Clash, eram todos heróis. Eles pensavam do jeito que a gente pensava; nem mesmo o Airplane (Jefferson Airplane, grupo psicodélico formado em São Francisco, no auge do flower power) tinha batido tão perto em mim. Dava um certo medo, era como dividir alguma coisa, não era apenas ser um fã burro. (...) Ele morreu por causa do que era. E como Brian (Jones, guitarrista dos Stones), Jim (Morrison, vocalista dos Doors) e Gram (Parsons, ex-The Byrds, pioneiro do country rock que morreu em 1973, de uma overdose de morfina e tequila, em Joshua Tree, Califórnia), as pessoas só vão entender depois de alguns anos. Alguns vão esquecer, outros não, alguns já esqueceram, mas quando um herói éde verdade (eu digo herói mesmo), ele sobrevive. Aposto que alguém vai rir lendo isso. Pode rir, você não entende. (...) Eu cresci milênios de 75 para cá. Mas ainda tenho 18 anos. Vejo as coisas um pouco diferentes agora, e odeio... Mas vou passar por isso e não vou perder (ganhar) como Sid Vicious fez. E eu vou fazer por ele porque ele fez por mim.”
Eric Russel, Brasília (Ganhador do LP)

O Caderno Perdido
São 36 títulos de músicas, sendo 11 letras inéditas e sete gravadas pela Legião Urbana, pelo Capital Inicial e pelo Barão Vermelho, todas viraram clássicos do rock brasileiro nos anos 80. Ainda há 13 títulos de músicas em que Renato trabalhava, incluindo “Química” e “A Dança" e seis títulos de músicas instrumentais que faziam parte do repertório original do Aborto Elétrico.
A maioria das letras é um grito contra a organização social que oprimia e censurava. No final da década de 70 o regime militar dava sinais de fraqueza. Em 1978 o general Geisel derrubou o AI-5 e, um ano depois, outro general, o Figueiredo, concedeu anistia aos inimigos políticos. A linha dura das Forças Armadas reagiu com bombas na OAB e no Riocentro. Isolada do resto do País, Brasília era uma cidadela militar, dominada através da repressão pelas elites civis e militares e seus privilégios sociais. Foi nesse cenário político que Renato Russo compôs as músicas do repertório do Aborto Elétrico. O próprio Renato volta e meia estava metido em confusão com a polícia, fosse em briga com playboys ou por causa de pichações nas paredes da cidade. Quando o grupo se desfez, o caderno e tudo que era do Aborto Elétrico ficou na casa de Fé Lemos, no Lago Norte, em Brasília. Depois que Renato morreu, Fê prometeu devolver o caderno para a família dele. Antes, fez uma cópia que guarda a sete chaves. Um dos sonhos de Fê Lemos é remontar o Aborto Elétrico e gravar as músicas inéditas do caderno.
Fê Lemos deixou SHOWBIZZ fotografar o caderno do Aborto Elétrico, mas tapou com a mão as letras inéditas, que para ele só podem ser divulgadas com a autorização da família de Renato. Até o fechamento desta edição, a família de Renato ainda não havia recebido o caderno.
As 11 letras inéditas

Renato Russo queria de volta o caderno do Aborto Elétrico, provavelmente por causa dessas músicas que nunca foram gravadas. Algumas sequer foram apresentadas nos poucos shows do Aborto Elétrico.
Todas as letras são de Renato Russo.

Benzina: "Não quero cocaína, não quero benzedrina, não quero heroína, vou cheirar benzina. " Em Brasília, Renato Russo cheirou benzina algumas vezes, mas ainda não tinha experimentado cocaína nem heroína quando escreveu essa letra.

O Despertar Dos Mortos: Segundo Fê, uma frase da letra, "menos guerra, mais pão, vocês de direita, vocês de esquerda são todos babacas, velhos demais, vivendo intriga de tempos atrás", foi tirada de uma música do The Clash. Renato Russo estava sempre pescando influências nos grupos que admirava.

Admirável Mundo Novo: A música foi composta por Andre Pretorius e Renato fez a letra inconformista com "vocês tentaram e continua tudo dando errado, a sua tal experiência é coisa do passado".

Helicópteros No Céu: Estilo B-52's, uma das bandas cultuadas pelo Aborto Elétrico. Era sempre tocadas nos shows. Um dos clássicos perdidos do grupo.

Heroína: Foi escrita com a colaboração de um junkie muito especial: Ércole Fortuna, um primo carioca de Renato Russo. O título informal dessa música era "Quero Ser Um Vegetal". O tema é pesadíssimo.

O Que Eu Quero: Bem punk, bem rápida. Só sete frases, sempre na linha do "não estou mais a fim de estudar, nem vou fazer nenhum vestibular".

Hey Menina: Não chegou a ser tocada em shows do Aborto Elétrico porque fugia da batida veloz do punk, mas foi bastante ensaiada pelo grupo.

Anúncio De Refrigerante: É um retrato da repressão policial em Brasília no final da ditadura, muito tocada pelo Aborto Elétrico. "A gente tinha uma paranóia muito grande da polícia", lembra Fê lemos.
Love Song One: Dizem que a letra foi feita para Flavio Lemos, de quem Renato Russo gostou muito. A música é de Flávio e Fê Lemos.

Metrópole: Renato Russo mudou completamente a letra para gravar essa música com a legião Urbana. A versão que aparece no caderno é mórbida e violenta. "Ela tinha uns riffs pancadas que você não ouve mais hoje em dia", relembra Fê.

Azul: Renato nunca musicou essa letra romântica, em que utilizou um tema sempre presente em sua obra: a necessidade de encontrar alguém, conversar com alguém. "E aí, você por aqui? parece que a gente vive se encontrando."
Os sete grandes clássicos

Geração Coca-Cola: Era um dos clássicos do repertório do Aborto Elétrico e no caderno aparece sem a segunda parte. Fé Lemos relembra: “Ele fez partes novas quando foi gravar o primeiro disco da Legião e usou um violão que diminuiu a velocidade porque a versão original era muito agressiva.”

Que País Este: Composta em 1978, era o hit do Aborto Elétrico bem antes de se transformar no hit da Legião. “Com essa a gente levantava a galera. Todo mundo sabia cantar e acompanhava a gente no refrão”, lembra Fê. “Nossa versão era bem pesada, parecida com a da Legião mas sem o violãozinho.”

Faroeste Caboclo: O Aborto Elétrico nunca tocou essa música, que foi virar hit quando Renato tornou-se O Trovador Solitário, logo após o fim do Aborto. No caderno, “Faroeste Caboclo” aparece escrita pela primeira vez.

Boomerang Blues: O Aborto Elétrico chegou a ensaiar essa música, nunca a tocou em shows. Depois, o Barão Vermelho gravou uma versão.

Ficção Científica: A linha de baixo, intrincada, foi composta por Flavio Lemos. Era uma das músicas do repertório oficial do Aborto Elétrico.

Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você): Foi escrita por Renato em 1979 e gravada no terceiro disco da Legião. Nos tempos do Aborto Elétrico, era a favorita de Fê Lemos: “Até hoje eu me arrepio quando ouço a introdução: ‘Moramos na cidade...’ Tocávamos muito em shows essa música.”

Veraneio Vascaína: Gravada pelo Capital Inicial. Renato Russo fez a letra em cima de uma linha de baixo criada por Flavio Lemos. Ele a compôs depois de mais um encontro desagradável com a polícia de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário